Como construir uma Holding Familiar?
Em nosso segundo boletim, seguimos falando sobre as holdings e como elas podem ajudar as famílias a organizarem o patrimônio. O sócio Fábio Fernandes Lunardi, especialista explica como construir uma holding Familiar.
No primeiro momento, é necessário realizar um estudo aprofundado sobre a estrutura financeira e patrimonial de toda a família. Nós verificamos, por exemplo quais são e em que condições estão os bens familiares de todos, inclusive dos pais, dos filhos e eventuais netos. Fazemos um mapeamento sobre o regime de bens no casamento de cada um e identificamos quais são os herdeiros e se há meeiro ou seja, aquela mulher ou marido que detém 50% do patrimônio do cônjuge na estrutura familiar.
Para isso, é preciso analisar as características de cada um dos herdeiros. Nós apontamos quais as aptidões e dificuldades de cada herdeiro, e se cada herdeiro tem condições de tocar o negócio da família. Por exemplo: uma família empresária no seio familiar, alguém deve tocar um negócio ou esse negócio será direcionado para uma outra pessoa? Após todos esses estudos e voltado para aquilo que há de melhor dentro da estrutura, nós protegemos o patrimônio e tiramos toda a fragilidade que existe não só entre os herdeiros, mas dentre todos os seios familiares.
Identificamos também quais as vontades de cada um dos pais doadores e seus respectivos herdeiros, respeitando o limite da Lei e ao mesmo tempo fazemos valer a vontade específica daqueles que ainda estão vivos para que a sua vontade seja perpetuada após a sua morte. Nós realizamos um projeto que contempla toda a criação estrutural patrimonial da holding familiar que atenderá os desejos e a necessidade de cada família, mas é importante aqui deixar bem claro que não existe um projeto igual ao outro dentro de uma holding familiar, as peculiaridades e necessidades são diferentes. Os projetos são específicos e atendem exatamente cada família, e são vários os tipos de espécies de holdings possíveis.
Se você gostou desse tema e tem alguma dúvida, não deixe de nos procurar nas redes sociais. Se quiser saber mais sobre esse assunto pode nos seguir no Facebook, Instagram e canal do YouTube. Basta digitar o nome Fábio Fernandes Lunardi ou envie sua dúvida para: fabio@fernandeslunardi.com.br