O que é Holding?
Você sabia que pode abrir uma holding para gerenciar os bens da sua família? É simples, muito mais eficiente, seguro e econômico do que lidar com inventários e testamentos. Nós vamos falar sobre isso ao longo de uma série de boletins com a visão especializada do sócio Fábio Fernandes Lunardi.
Iniciamos com a pergunta: o que é holding?
Holding nada mais é do que uma pessoa jurídica de participações societárias, uma empresa instituída para diversas finalidades e dentre elas resguardar o patrimônio da pessoa física e da família brasileira. Ela é uma empresa diferente que abriga dentro de sua estrutura mecanismos de proteção patrimonial e das pessoas dentro de uma única estrutura societária.
Isso é novidade aqui no Brasil? A resposta é não.
As holdings existem desde 1976, quando foi promulgada a lei das sociedades anônimas, mas não é uma invenção ou uma criação da doutrina, e sim o Instituto jurídico criado por lei.
Mas quando a gente ouve essa palavra holding, pensamos em grandes corporações e grupos. Mas, em relação às famílias, como é que funciona?
No âmbito familiar, uma holding serve para organizar, proteger, transmitir todo ou parte do patrimônio de uma família para os seus herdeiros com eficiência jurídica e economia tributária, garantindo que esse patrimônio se perpetue por gerações e não seja elevada a pessoas que não fazem parte do seio familiar, como uma verdadeira ferramenta de gestão e controle. Também é importante dizer que a holding surgiu com muita ênfase agora, após a pandemia do Covid-19, onde muitas pessoas enfrentaram um doloroso processo de inventário. Uma holding familiar organizada evita exatamente esse problema, quando há morte não há inventário, existe uma holding entre a Família.
Como construir uma holding familiar? Se quiser saber mais sobre esse assunto pode nos seguir no Facebook, Instagram e canal do YouTube . Basta digitar o nome Fábio Fernandes Lunardi ou envie sua dúvida para: fabio@fernandeslunardi.com.br