Planejamento Societário em Empresas Familiares
O tema atual do Minuto Jurídico é planejamento. Já falamos sobre planejamento patrimonial familiar e planejamento sucessório. Nosso especialista Fábio Lunardi fala hoje sobre planejamento societário.
Fábio, segundo dados do IBGE, 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar, representando 75% da mão de obra no país respondendo por mais da metade do PIB. Nesse cenário, é possível falar em planejamento societário?
Esses números são impressionantes! Mas, o dado mais preocupante divulgado pelo Banco Mundial é que somente 30% das empresas familiares no Brasil chegam à terceira geração e apenas 15% delas sobrevivem após isso. Conflitos familiares, nepotismo e favoritismo familiar, aliados a resistência às mudanças, ausência de profissionalismo, de governança familiar, de planejamento societário, sucessório, são os responsáveis pela devastação do patrimônio e a quebra das empresas familiares do Brasil.
Será que os filhos terão aptidão para gerir os negócios dos pais no futuro? Há regras formais e comitês de gestão e administração que manterão as decisões estratégicas protegidas da imaturidade ou do afoito dos herdeiros? Todos os filhos terão poder de administração da sociedade ou apenas aqueles em que os pais determinaram ainda em vida? Terão espaço na estrutura societária genros, noras, netos ou parentes dos patriarcas? Haverá um administrador não sócio de confiança dos patriarcas, nomeado para administração e gestão? Há acordos de acionistas ou cotistas aptos a fortalecer o futuro e a gestão da empresa?
Existe um sistema de freios e contrapesos para balizar as decisões dos herdeiros que possam colapsar a gestão e a administração dos negócios? Dentro da estrutura societária, há regras de home care que darão amparo médico e assistencial aos patriarcas caso estes sejam afastados da gestão dos negócios por doença grave ou incapacidade? Esse comitê denominado home care é formado por médicos e pessoas indicadas pelos patriarcas sem que estes sejam submetidos apenas às decisões de seus herdeiros? A resposta assertiva e planejada para cada uma dessas questões, será o liame entre a sobrevivência ou a quebra das empresas familiares com a partida dos patriarcas.
Sou Fábio Fernandes Lunardi e ajudo famílias e empresas a organizarem e protegerem o patrimônio seja por meio de holdings ou estruturas societárias seguras, heranças, inventários, doações e testamentos me procuro nas redes sociais. Ou escreva para fabio@fernandeslunardi.com.br, e eu terei o maior prazer em tirar suas dúvidas.