Quanto custa criar uma holding?
Nesta série sobre holding familiar deve ter surgido uma dúvida na sua cabeça: quanto custa criar uma holding? Quem vai trazer a resposta para a gente é o especialista Fábio Fernandes Lunardi. É muito caro e muito trabalhoso criar uma holding? Como é que faz e quanto custa criar uma holding afinal de contas?
Essa não é uma pergunta simples. Para a criação de uma holding familiar com objetivo de proteger e suceder os patrimônios aos herdeiros, é necessário um levantamento minucioso que demonstre onde estão localizados e quais são cada um dos bens que a família tem.
Para se verificar por exemplo, qual é a tributação principalmente com relação aos bens imóveis, tem estados no Brasil que a tributação do ITCMD, que é o imposto que incide tanto no inventário como na Constituição de uma holding, é de 2%, outros 4 %, e até mesmo 8%.
Tem município também que o ITBI que é o imposto de transmissão de bens que também incide em alguns casos em projetos familiares que varia de 2% a 2,7 % por cento.
Certo é que as vantagens de governança familiar, proteção patrimonial e sucessão que só uma holding proporciona, torna esse custo muito mais atrativo e vantajoso do que realizar o temido inventário, testamento ou doação desses bens em vida.
Aproximadamente a criação de uma holding terá o custo médio entre 7 e 10% de todo patrimônio familiar envolvido. Nesse valor estarão previstas todas as etapas e custos, inclusive tributos, de contabilidade e honorários de advogado.
Muitas vezes, no processo de inventário litigioso, esse percentual pode dobrar ou triplicar, sem falar na depreciação ou ausência de liquidez que será submetido todo o patrimônio do inventário.
Já na holding não, pela ausência do inventário e quando da morte do pai instituidor e do doador, não se faz o inventário. Simplesmente faz-se a transferência das cotas sociais e obedece-se a vontade daquele instituidor.
Ou seja, uma holding é vantajosa inclusive financeiramente? Com certeza! Um dos grandes pilares da holding é a vantagem tributária, econômica e financeira que ela pode trazer, entre outras vantagens que você já viu aqui comigo nos nossos boletins.
Se você gostou desse tema e tem alguma dúvida, não deixe de nos procurar nas redes sociais, também com muito conteúdo interativo. Pode nos procurar e seguir no Facebook, Instagram e canal do YouTube. Basta digitar o nome Fábio Fernandes Lunardi ou envie sua dúvida para: fabio@fernandeslunardi.com.br