Filhos sem aptidão para gerir os negócios da família
Em mais um boletim sobre holdings familiares, hoje trazemos informações de como a holding pode ajudar quando os filhos não têm aptidão para gerir os negócios da família.
Cerca de 70% das empresas ativas no Brasil tem cunho familiar e segundo pesquisas, 90% dessas empresas não são transmitidas para futuras gerações. Isso ocorre exatamente por ausência de governança e planejamento patrimonial. Na maioria dos casos os conflitos familiares entre pais, filhos, genros e noras levam essas empresas ao colapso financeiro administrativo, culminando com sua falência.
Igualmente há muitos filhos ou sucessores dos negócios que não detém aptidão ou prática na vida empresarial, seguiram outros caminhos do mundo dos negócios ou até mesmo não têm interesse pelo trabalho ativo dos pais.
E, uma holding, pode abrigar esse tipo de estrutura?
Sim, exatamente! Dentro de uma Holding há mecanismos eficientes e seguros que comportam todas essas diferenças garantindo não apenas o sustento das futuras gerações, mas evitando que o patrimônio seja depreciado em razão da ausência de aptidão para os negócios dos futuros sucessores e até mesmo por desavenças familiares. Em casos assim, o instituidor da holding pode determinar que um filho que tenha conhecimento do negócio ou até mesmo um terceiro continue na condução desse negócio por prazo e condições determinadas, ficando os filhos de herdeiros apenas com os lucros e frutos do negócio, mas não com administração e com poderes de venda dos bens ou ativos do próprio negócio. Que continuará a existir mesmo após a morte dos pais que fizeram a doação. Isso garante a perpetuação tanto dos negócios da família como das futuras gerações, é um grande mecanismo em prol da família brasileira.
É uma ótima forma para realmente organizar a estrutura de patrimônio da família e perpetuá-la de maneira adequada. Esse é o intuito e o grande mecanismo que propicia uma rede familiar.
Quem quiser saber mais sobre isso, basta procurar nas redes sociais Fábio Fernandes Lunardi no YouTube, no Instagram ou Facebook bastando digitar pelo nome, ou escreva direto para fabio@fernandeslunardi.com.br